sexta-feira, 5 de abril de 2013

Manifesto dos Serventes Provedores (limpeza) de São Caetano do Sul



Fotos: Greve das terceirizadas da limpeza da USP em 2009 (acima prédio FFLCH, abaixo assembléia lotada)

São Caetano do Sul, 02 de abril de 2013
Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Paulo Pinheiro
Nós, serventes provedores, manifestamos através dessa carta a demanda emergencial de redução de carga horária das atuais 44 h/s para 33h/s, assim como os auxiliares de limpeza da rede, que na prática exercem atribuições similares.
Inclusive deve-se dar destaque à condição precária em que a definição da categoria se encontra no Regimento Interno do Município, acumulando em um único cargo duas atribuições de naturezas diferentes (auxiliar de limpeza, porteiro, entre outras atribuições adicionais).
Além disso, esta extenuante carga horária está provocando diversos prejuízos à saúde física e psíquica do trabalhador, como por exemplo: complicações na coluna, estresses, etc... além dos riscos inerentes à função como: alergias, tendinites, dermatites, etc (cabendo inclusive adicional de insalubridade, como já é indenizado aos companheiros de categoria das cidades vizinhas).
Essas condições dividem e expõem os trabalhadores de uma mesma categoria (levando em consideração o caráter prático das atribuições) a uma situação vexatória e de humilhação, já que parte desses trabalhadores atuam 33 h/s e outra parte 44 h/s. Isso significa que nossa hora trabalhada é evidentemente desvalorizada perante aos outros colegas de trabalho; vale lembrar que a Secretaria de Educação vivenciou recentemente situação idêntica (API e Merendeiras) e apresentou jurisprudência favorável à categoria, consolidando assim a redução (Lei nº 5101 - 31/10/2013)
Sendo assim as bandeiras desse movimento são:
-Redução da carga horária para 33 h/s;
-Alteração do nome da categoria para uma nomenclatura que seja reconhecida oficialmente (auxiliar de limpeza);
-Adicional de Insalubridade
Assinam esse documento os Serventes Provedores do município de São Caetano do Sul.

Nenhum comentário: