sexta-feira, 21 de abril de 2006

Desde o roubo na política até o roubo nos atos mais banais induzem-nos a pensar nos brasileiros como ladrões,desonestos e responsáveis pela crise política do país.Mas esta nao é a verdadeira causa da corrupção.
De fato,o povo brasileiro apresenta-se,inúmeras vezes,como "macunaímas",os quais utilizam o famoso "jeitinho brasileiro" para burlar as leis.Mas atitudes como esta são apenas conseqüencias de um sistema falho,o qual não oferece assistência à massa, com isso a população não vê lógica em proteger leis que não a proteje.
Não é justo responsabilizar o povo e sua cultura pelos atos ilícitos de seus representantes.Estes,ao assentarem-se em seus tronos,vêem-se protegidos pela impunidade e a omissa justiça que nos cerca,na qual os de baixo poder aquisitivo são penalizados e os burgueses têm direito à "compaixão".
É preciso esquivar-se do rotineiro treino de pensar que somos os culpados pelo regresso,que a mídia nos impõe.Com o acesso igualitário à informação formaremos um povo consciente que deixará de ser problema e se tornará solução.

Nenhum comentário: